25 de fev. de 2009

Como entrei nessa discussão

Olá, eu criei este blog para eu escrever sobre a minha opinião do papel da Ciência na Sociedade, que é um assunto que me interessa bastante e que me faz acompanhar e participar de fóruns e grupos de discussão.

A minha curiosidade inicial era participar de alguns debates como o Evolucionismo versus Criacionismo, entender o cerne da controvérsia e tentar contribuir para um melhor entendimento. Eu sou um cientista, educador e profissional de várias áreas das ciências exatas como a Ciência da Computação e Física. Dessa forma eu tenho uma boa convicção de que a Teoria da Evolução é o melhor modelo científico que temos atualmente para explicar a origem das espécies, mas eu também sou bastante toletante em ouvir e refletir sobre outras propostas sobre o assunto.

Eu li o livro "Darwin's Black Box" na época de seu lançamento lá no fim da década de 90 por curiosidade, quando a proposta do Design Inteligente, DI, ainda não estava tão disseminada nos fóruns de debate (que se existiam eram bem poucos, mais limitados à listas de discussão por emails). Achei o livro interessante (li tudo), mas ao mesmo tempo achei e ainda acho que o DI apenas lança dúvidas sobre os mecanismos evolucionistas biomoleculares, mas não fornece evidências de suas dúvidas e nem um modelo alternativo à Teoria da Evolução. Porém eu acho "legal" que a discussão é benéfica, tendo várias outras implicações como a discussão do papel da ciência na sociedade.

Bom, cansei de escrever sobre isso por enquanto, depois eu continuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário